Você está aqui: Início > Equipe > Marcos André Raposo Ferreira

Marcos André Raposo Ferreira

Professor Adjunto

Atualmente é Professor Adjunto da UFRJ e um dos curadores da coleção de Aves do Museu Nacional. É especializado em anatomia e taxonomia de aves Neornithes.

Como parte de sua experiência profissional: nos últimos cinco anos publicou 21 artigos científicos em revistas especializadas como The Auk, Journal of Structural Biology, Zootaxa e Oryx; orienta alunos em pós-graduação em Zoologia (Mestrado e Doutorado), no momento, sete doutorandos e três mestrandos; é editor e parecerista de revistas científicas brasileiras e internacionais; é consultor de órgãos da administração pública e fomento à pesquisa como o CNPq, a FAPESP e o CGEN; é Chefe do Departamento de Vertebrados do Museu Nacional; foi presidente da Comissão Científica que organizou o Congresso Brasileiro de Ornitologia de 2009.

Em 2010, foi contemplado com o edital da FAPERJ Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro e hoje se dedica também ao projeto "Catálogo dos tipos de espécies de aves brasileiras".

Formação acadêmica

  • Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia), Universidade de São Paulo, 2001;
  • Mestre em Zoologia, Museu Nacional / UFRJ, 1996;
  • Licenciado e Bacharel em Biologia, Universidade Santa Úrsula / RJ, 1990.

Linha de pesquisa

Sistemática e evolução de Aves neotropicais com ênfase em taxonomia, conservação, biogeografia, bioacústica, comportamento e anatomia, sempre com foco na aplicação dos caracteres levantados no entendimento da evolução dos diferentes grupos.

Projetos em desenvolvimento

  • Taxonomia das espécies de Aves brasileiras com ênfase nos Furnarii (Aves: Passeriformes) e salvaguarda das coleções ornitológicas do
    Museu Nacional;
  • Taxonomia das espécies de Aves brasileiras com ênfase nos Furnarii (Aves: Passeriformes) e ampliação das coleções do Setor;
  • Recuperação da Infraestrutura do Setor de Ornitologia do Museu Nacional / UFRJ;
  • Catálogo dos tipos das espécies de Aves Brasileiras.

Disciplinas oferecidas

Responsável pela disciplina "Tópicos Especiais III (Sistemática das Aves)" no Curso de Pós-Graduação em Zoologia do Museu Nacional/UFRJ.

Outras atividades

  • Membro do Corpo Editorial dos periódicos científicos: Ornitologia Neotropical, Arquivos do Museu Nacional, Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo), Boletim do Museu Nacional. Zoologia;
  • Parecerista dos Periódicos Científicos: Cotinga (Sandy), Academia Brasileira de Ciências, Revista Brasileira de Ornitologia, Revista Brasileira de Zoologia, Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Brazilian Journal of Morphological Sciences;
  • Foi contemplado em 2010 com o prêmio da FAPERJ Jovem Cientista de Nosso Estado, edital que confere bolsa de pesquisa aos pesquisadores de destaque no estado e que defenderam seus doutorados há menos de 10 anos.
  • Chefe do Departamento de Vertebrados e curador das coleções de aves do Museu Nacional.
Sula leucogaster
Ramphastos toco